Uma completa imersão na natureza e na cultura exuberante de Alagoas
O estado de Alagoas guarda um pedaço vivo da história do Brasil com cidades e vilarejos históricos totalmente preservados e longe dos holofotes das tradicionais rotas de turismo, para que você desfrute cada momento desta história no seu tempo. Tendo o mar e o rio como personagens frequentes de seu landscape, a pesca também é uma atividade que faz parte das raízes e cultura local, onde barcos pesqueiros e jangadas iluminam um horizonte infinito a cada anoitecer.
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
RIO SÃO FRANCISCO
Banhada pelo famoso Rio São Francisco e seu vasto canyon, o ‘Velho Chico’ de tantas dádivas e histórias dos pescadores da região, o entorno da reserva guarda um pedaço vivo da história do local e do Brasil com cidades e vilarejos históricos totalmente preservados que têm no rio sua principal forma de sustento.
POXIM
No vilarejo de Poxim, próximo à reserva, a igreja de São José do Poxim é um dos marcos arquitetônicos da região com sua frágil decoração em madeira. A origem desta obra de arte remonta à segunda metade do século XVIII. Nesta igreja, repousam relíquias do povoado, tanto religiosas como históricas.
MARECHAL DEODORO
O município de Marechal Deodoro, primeira capital do Estado de Alagoas, é também a cidade natal do Marechal de mesmo nome, responsável pela proclamação da República no Brasil. Aqui é onde a cultura tem uma grande importância para a região.
ILHA DO FERRO
Além do famoso vilarejo, podemos destacar a Ilha do Ferro, reconhecida mundialmente por seu artesanato onde, há quase um século, gerações de bordadeiras da Ilha se dedicam ao singelo ritual de imprimir no linho branco as formas do bordado boa noite.
PENEDO
De centro histórico tombado e lar da famosa Igreja de Santa Maria dos Anjos, Penedo possui forte influência do estilo barroco em sua arquitetura, principalmente em suas belas Igrejas, sendo esta uma herança dos holandeses que desembarcaram na região no tempo das grandes navegações. Ainda hoje, a cidade conserva vestígios do Forte Maurício de Penedo às margens do Rio São Francisco.
PIRANHAS
Um pedaço vivo da cultura e história do Sertão, contada até hoje nos livros e histórias do imaginário popular sobre o cangaço e os feitos de Lampião, mas não é só isso. Piranhas também é conhecida por seus belos mirantes, sua orla, seu rio formidável, as comidas, danças típicas e excelentes opções de passeios para todas as idades.